Pão da Vó Rita

Esta receita é da minha querida sogrinha, a grande culinarista Rita Leal!

Ela sim, é uma mulher de cozinha, eu só sou uma simpatizante...

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de água morna
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de sal
1 embalagem (25 gr) de fermento de pão (biológico)
1 1/2 xícara de farelo grosso de trigo integral
1 xícara de germe de trigo
1 kg de farinha de trigo 
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo

Modo de preparação:
Ponha num recipiente o fermento e o açúcar, misture, ponha a água morna e todos os ingredientes, menos a farinha, que é colocada aos poucos, até ficar uma massa maleável.
Não leva a farinha toda, senão a massa vai ficar dura!
Deixe levedar até dobrar de volume.
Então molde os pães a gosto.

Eu fiz um doce, com maçã picadinha e canela, e outro salgado, com azeitona preta fatiada, queijo de cabra e orégano. Para tornar esta receita ainda mais saudável, no pão doce pus sementes de sésamo em cima e no salgado pus sementes de chia!

Assei em forma de bolo inglês.

O resultado está à vista!



Comentários

  1. Foi esse pão que eu provei no fim do ano passado?
    Se foi, está aprovadíssimo!

    ResponderEliminar
  2. Pão caseiro é sempre óptimo de comer!

    ResponderEliminar
  3. Agora que leio pormenorizadamente os ingredientes de todos os produtos que adquiro, descobri que o pão integral tem um monte de aditivos nada saudáveis, os famosos "E"s. O melhor mesmo é fazer em casa!

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro fazer pão. Vou experimentar essa receita! Parece D-E-L-I-C-I-A

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares