Tomate


O tomate é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Protege o organismo de infeções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares e é anti-inflamatório, sendo muito benéfico para a atividade cerebral.

O tomate contém grandes quantidades de vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio) que são importantes no controlo da pressão arterial, contrações musculares, artérias e manutenção de líquidos celulares. 

Outros benefícios do tomate:
Combate doenças cardiovasculares: O tomate possui substâncias com propriedades antioxidantes (por exemplo a vitamina C e o licopeno), que são essenciais para melhorar a saúde do coração. Esses nutrientes transportam maior quantidade de oxigénio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo de sangue na circulação, resultando em menores níveis de colesterol. 

Combate inflamações no corpo e ajuda na manutenção dos ossos: Devido ao licopeno (antioxidante) auxilia no combate a inflamações no corpo e na saúde óssea. 


Auxilia no ganho de massa muscular: A tomatidina, presente no tomate, inibe a atrofia muscular. Os tomates (principalmente os mais verdes) ajudam a estimular a síntese proteica, favorecendo o crescimento dos músculos do nosso corpo.


Ajuda a prevenir cataratas. Por ser rico em vitamina A que é fundamental para a saúde dos olhos. O tomate é capaz de evitar a degeneração macular, que atinge muitas pessoas em idades mais avançadas. 

Melhora o sono: Devido ao licopeno, o tomate é capaz de melhorar a qualidade do sono.


Comentários

  1. Adoro salada de tomate, molho de tomate e etc... agora ainda vou comer mais! Hahaha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares