Alface

A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila. É uma importante fonte de vitaminas (A, B3, C e K) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício) que equilibram e fortalecem o organismo.

A alface tem propriedades calmantes, principalmente no talo, ajudando em casos de insónia. A hortaliça ajuda as pessoas a ter um sono mais tranquilo. 

Por ser rica em fibras, a alface promove o bom funcionamento do sistema digestivo, facilitando o processo de digestão e regularizando o trânsito intestinal. Além disso, sendo rica em vitamina C, auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

Contém ferro, que ajuda a prevenir a anemia e a aumentar o nível de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. 

O betacaroteno presente na alface ajuda a manter a retina saudável e a prevenir a degeneração macular associada à idade.

O potássio ajuda em controlar a taxa cardíaca e pressão arterial. 

A niacina, mais conhecida como vitamina B3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol "mau", o LDL e, contribui para o aumento do colesterol saudável, o HDL, tornando-se assim uma aliada da saúde cardiovascular.

Além do cálcio, que é responsável pela calcificação dos ossos e favorece o seu bom desenvolvimento, as folhas de alface também possuem a vitamina K, que é importante para fixar o cálcio no organismo. A osteoporose pode ser reduzida através do seu consumo.

A Alface é de natureza alcalina e pode ajudar a neutralizar a acidez no corpo.


Existem diferentes tipos de alface, sendo que os valores nutricionais são bastante parecidos.

Alface Crespa: rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

Alface Roxa: contém mais antocianina que as alfaces comuns e um teor também maior de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento.
Alface Lisa: é a mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave.
Alface Mimosa: possui folhas com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão; está entre as alfaces mais delicadas.
Alface Romana: possui folhas verde-escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas. É utilizada em saladas como a salada Ceasar e lanches.
Alface Americana: possui cabeça compacta. Seu valor nutritivo é inferior ao de outras variedades de alfaces e folhas. Bastante usada em lanches.
A alface pode ser ingerida em salada, sanduíches e sumo, devendo ser armazenada no frigorífico para conservar seu teor de ácido fólico e vitamina C.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares